História Extra: Nazaré & Surf
O surf na Nazaré tem quase 50 anos de existência. As primeiras imagens conhecidas de surf na Nazaré são de finais da década de 60 do século passado. Nessa época, dois documentários norte-americanos foram parcialmente filmados na Nazaré: “Follow Me” de Gene McCabe, que terá sido rodado em 1967 e “Waves of Change”/ “The Sunshine Sea”, que foi filmado em 1968. Este última obra foi realizada pela reputada dupla de realizadores Greg MacGillivray e Jim Freeman, que acompanharam os campeões de surf David Nuuhiwa, Nat Young, Mark Martinson e Bill Hamilton nas suas explorações de locais idílicos para surf como Havai, Califórnia, França e Portugal.
A partir desta época e sobretudo ao longo das décadas de 70 e 80, alguns jovens da Nazaré começaram a aventurar-se no mar com pranchas de surf e de bodyboard, à semelhança do que aconteceu um pouco por toda a costa Portuguesa. Curiosamente, em inícios da década de 90, neste grupo de pioneiros do surf na Nazaré havia quem acalentasse o sonho de um campeonato de ondas grandes na Praia do Norte.
Este sonho começou a ganhar forma na década seguinte. Em 2002, o Clube de Desportos Alternativos da Nazaré (CDAN) é fundado por Paulo Salvador, Jorge Anastácio, Miguel Prates, Rui Barreira, Dino Casimiro e mais alguns jovens que quiseram dinamizar o surf e bodyboard na Nazaré. Os grandes objectivos iniciais do CDAN eram a formação de atletas de surf e bodyboard e, ainda, a promoção da Nazaré como destino nacional e internacional para a prática de desportos de ondas.
Desde então, a equipa do CDAN já obteve um apreciável numero de títulos: em 8 anos, a equipa de bodyboard esperanças obteve 10 títulos nacionais e 11 vice títulos nacionais, tendo ainda vencido a taça de Portugal em 2005, uma das mais importantes provas do calendário nacional. Os atletas mais conceituados do CDAN são Teresa Almeida, campeã mundial de bodyboard em 2014, António Cardoso, 12º classificado no ranking mundial de bodyboard (APB) em finais de 2015 e, ainda, Dino Carmo, 6 vezes campeão nacional esperanças de bodyboard.
Em paralelo, o CDAN começou a organizar etapas do circuito inter-sócios, circuito regional de surf e bodyboard e, mais tarde, circuito nacional, à medida que os seus atletas iam evoluindo nestas competições. Em 2002, este grupo de jovens organiza uma etapa do circuito nacional de bodyboard Open. O quase afogamento de um dos participantes motivou a decisão de cancelar o campeonato: o mar na Praia do Norte estava muito grande para muitos dos atletas. Tal veio a suscitar grande discussão no meio do surf e do bodyboard, já que outros bodyboarders queriam competir nestas condições extremas. Na sequência desta polémica é tomada a decisão de organizar uma prova especial de bodyboard na Praia do Norte, na qual estariam presentes os melhores atletas para serem desafiados pelas maiores ondas. Assim, em 2003, arranca assim o primeiro Special Edition na Praia do Norte, organizado por Dino Casimiro, Paulo Caldeira e Nuno Amado, com o apoio de alguns atletas de referência como Nuno Trovão, Gonçalo Estrela e Renato Paços.
Sócio-fundador do CDAN, Dino Casimiro reflecte assim sobre a importância desta prova: “ se percebeu que a Praia do Norte era uma praia única em Portugal. Era a única praia conhecida então na comunidade de bodyboard que tinha ondas que poderiam rivalizar com as de outros sítios a nível mundial”. Assim, o conceito do Special Edition foi evoluindo e crescendo ao longo dos anos.
Ao ponto de no Special Edition de 2007, o bodyboarder Jaime Jesus ter sido captado “a voar” pelo repórter fotográfico Miguel Barreira, numa extraordinária foto que valeria um 3º lugar no World Press Photo, na categoria de desporto. Para Dino Casimiro, esta fotografia marcou o “primeiro grande boom da Nazaré” ao nível da comunicação nacional e internacional.
A foto de Miguel Barreira - também ele surfista - foi publicada e noticiada pelos mais importantes órgãos de comunicação nacionais – e teve ampla divulgação internacional, nomeadamente, por via da exposição itinerante nas principais capitais mundiais das fotos vencedoras do World Press Photo.
Esta foto despertou a atenção da administração da recém-formada empresa municipal Nazaré Qualifica, mais concretamente de Pedro Pisco, como refere Paulo Salvador, sócio-fundador do CDAN. A Nazaré Qualifica formou então uma equipa composta por Pedro Pisco, Paulo Caldeira, Paulo Salvador e Dino Casimiro, que na fase inicial teve por objectivo organizar uma etapa do campeonato do mundo de bodyboard. Depois de várias tentativas frustradas de arranjar patrocinadores para o mundial de bodyboard - e sendo sua estratégia produzir eventos que fossem financeiramente auto-sustentáveis -, este grupo de trabalho decide avançar para a organização de eventos de surf, já que esta modalidade tinha maior aceitação pelos grandes anunciantes.
Nesta fase, a marca "Praia do Norte” é criada, na qual assentaria toda a comunicação de “exploração das ondas da Nazaré”, recorda Paulo Salvador, que destaca a participação de Paulo Caldeira de Nuno Ribeiro da empresa de eventos Fourlines. Na estratégia definida, a Nazaré Qualifica chamou a si a responsabilidade da organização de eventos, nacionais e internacionais de promoção da marca “Praia do Norte”. Assim, esta empresa municipal assinou contrato por dois anos com a Associação Nacional de Surfistas para a organização da última etapa do circuito nacional de surf, bem como para a organização da cerimónia de prémios "Portugal Surf Awards”. A Nazaré Qualifica assumiu ainda também a organização do Special Edition, que apesar de financeiramente não ser auto-sustentável, era um evento referência nacional e internacional, nota Paulo Salvador, “muito importante no contexto da modalidade na Nazaré, ao contrário do surf que não tinha expressão ao nível da comunidade “surfista” local”. Estes eventos foram “um enorme sucesso”, observa Paulo Salvador, contando sempre com a colaboração do Clube de Desportos Alternativos da Nazaré. De referir que em 2009, o grupo de trabalho consegue trazer à Praia do Norte para o Special Edition uma lenda viva do bodyboard: Mike Stewart, 9 vezes campeão mundial de bodyboard.
Ainda em 2009, numa reunião preparatória para o ano seguinte, Paulo Caldeira e Nuno Ribeiro apresentaram ao grupo uma proposta de um evento internacional de surf - “The North Canyon” - sob a alçada da marca “Praia do Norte - Big Wave Surf Resort in Europe”. Este novo evento iria consistir num campeonato de tow-in na Praia do Norte. No lançamento da primeira pedra do Centro de Alto Rendimento de Surf da Nazaré, em Maio de 2009, este evento foi publicamente anunciado, recorda Paulo Salvador, na ocasião prevendo-se que fosse decorrer nos meses de Outubro e Novembro de 2010. Porém, apesar de todos os esforços, o grupo de trabalho não conseguiu garantir as verbas necessárias para avançar com o "The North Canyon”. Sendo a estratégia fazer “eventos que fossem auto-sustentáveis”, como sublinha Paulo Salvador, a equipa optou por reduzir ao máximo a estrutura de custos. Assim, surge a ideia de transformar o campeonato numa acção de exploração de apenas um surfista.
Neste contexto, Dino Casimiro recorda que em 2005 enviou uma fotografia a Garrett McNamara, convidando-o a vir surfar as ondas gigantes da Praia do Norte, ao que este tinha respondido quase de imediato. Desde então, Dino Casimiro enviava com frequência fotografias e emails a Garrett McNamara, a informar sobre as condições do mar na Praia do Norte. Até que um dia McNamara telefona-lhe a meio da noite, a dizer-lhe que essa semana iria estar ondulação de 8 metros na Nazaré, perguntando-lhe se era possível ir e se lhe arranjavam motas de água. Dino Casimiro terá respondido que essa não seria a altura certa para vir, ainda que fosse possível arranjar as motas de água e todo o apoio necessário para a sua estadia.
Um pouco mais tarde, no Special Edition de 2009 estavam reunidas todas as condições: ondulação muito grande, pessoal e equipamento de apoio à segurança no mar e, ainda, pessoal na área da comunicação. Dino Casimiro envia informação a Garrett McNamara, mas na ocasião ele não responde. Mais tarde veio a saber que McNamara falhou esta ondulação excepcional, porque estava sem acesso a email. Por fim, em 2010 é feito novo contacto com Garrett McNamara, convidando-o para um projecto muito especial, que passou a designar-se “The North Canyon - an exploration by Garrett McNamara”.
Em finais de Outubro de 2010, Paulo Caldeira, Paulo Salvador, Pedro Pisco e o fotógrafo Wilson Ribeiro receberam Garrett McNamara e Nicole Macias no aeroporto de Lisboa. Na Nazaré estavam à espera Jorge Leal, Guti Martin e Dino Casimiro, para dar às boas-vindas ao novo explorador das ondas da Praia do Norte. Decerto que a expectativa seria muita: quer de Garrett McNamara e sua equipa, quer do grupo de trabalho que criou o projecto “The North Canyon”. Um ano depois, no dia 1 de Novembro de 2011, a visão e a persistência de todos quantos participaram neste processo teriam uma primeira grande recompensa. E o resto é história...
(Imagens cedidas por Dino Casimiro, Nazaré Qualifica e Miguel Barreira)
Web Site optimizado para computadores portáteis ou computadores desktop.
Copyright © 2016 Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Todos os direitos reservados.
Apoio à produção:
Web Site optimizado para computadores portáteis ou computadores desktop.
Copyright © 2016 Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Todos os direitos reservados.
Apoio à produção:
História Extra: Nazaré & Surf